Os cupins são comuns na primavera, pois a época traz consigo as temperaturas mais altas, sendo necessário redobrar a atenção com a proliferação de insetos, como por exemplo, os cupins.
Nessa temporada do ano, tal problema costuma a ser comum na casa dos brasileiros, sendo evidenciados pela presença de pequenos resíduos/grânulos uniformes de madeira.
Esses grânulos são comuns em armários, guarda-roupas, portas, molduras, móveis e quando são encontrados espalhados pelo piso da residência, provavelmente estão no forro do telhado.
Entenda mais sobre os cupins
O cupim é caracterizado por ser um inseto social, pois vive em colônias altamente organizadas e divididas em partes, cada uma com atividades exclusivas. De forma geral, são parecidos com as formigas.
O rei e a rainha são responsáveis pela reprodução, enquanto os soldados ficam encarregados pela defesa do ninho e os operários pela busca de alimentos (a madeira), pela construção, expansão e manutenção dos ninhos.
A época de reprodução dos cupins coincide com a primavera, por isso, se torna mais comum esses insetos serem vistos em tal temporada. Os reprodutores criam asas e saem da colônia para disseminar a espécie.
Tipos de cupins
- Subterrâneo: espécie que se abriga em solos e subsolos, podendo ter uma colônia com milhões de membros. O seu controle é feito através de uma barreira química, onde é injetado um produto líquido no local e o próprio cupim se encarrega de levar para o ninho.
- De madeira: suas colônias são mais pequenas, porém possuem o mesmo poder destrutivo. Habitam locais intradomiciliares. O seu controle é feito através de pulverização de produtos na madeira, que irá absorver o líquido.
- Arborícola: essa espécie é encontrada no topo de árvores, sendo bastante encontrada em ambientes que possuem vegetação. O método para o seu controle é a aplicação de produtos químicos em volta da vegetação que irá absorver tal produto, e assim, sendo protegida contra insetos como cupins.
Com fazer o controle desse inseto
Sendo o serviço de controle de cupins, a descupinização é um procedimento muito eficiente quando feito por profissionais que utilizam de métodos e produtos confiáveis e seguros.
Normalmente, a descupinização se inicia com uma inspeção, para descobrir informações sobre a espécie da infestação, sendo as mais comuns: cupim, subterrâneo, cupim de madeira seca e cupim arborícola.
Com a identificação da espécie, deve-se achar o ninho, ou seja, o cupinzeiro. Com essas informações, é escolhido o melhor método para lidar com o problema, de modo a garantir a eficiência.
ANTINSETO: CONTROLE DE PRAGAS URBANAS EM LONDRINA, ITAJAÍ E REGIÃO
Antinseto é uma empresa prestadora de serviços em saúde ambiental, habilitada pelo CREA, ADAPAR, IAP e Vigilância Sanitária, com serviços diferenciados ao controlar eficazmente pragas urbanas.
Trabalhamos com moderno conceito no controle de pragas, de modo bastante seguro, combinando tratamento com produtos absolutamente registrados no Ministério da Saúde (ANVISA) e medidas complementares para otimização do controle.
Somos treinados e legalizados para o controle de pragas. Antinseto tem profissionais com 25 anos de experiência em produtos químicos e na aplicação de técnicas de controle de pragas urbanas, inclusive em praças de pedágio há muitos anos.