A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados pela bactéria Leptospira, sendo o rato, o principal transmissor da doença.

Em humanos, a infecção por essa bactéria ocorre através do contato com a urina em pequenas lesões na pele, ou por estar imerso na água por longos períodos ou através de mucosas.

O tempo que leva entre a infecção da doença até o momento que a pessoa leva para manifestar os sintomas, pode variar de 1 a 30 dias, sendo este, chamado de período de incubação.

As manifestações clínicas variam desde formas assintomáticas e subclínicas até quadros graves, associados a manifestações fulminantes.

A doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves.

Sua ocorrência está relacionada às condições precárias de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados, como ratos.

Os sintomas são divididos em duas fases: a precoce (quando descoberto inicialmente) e a tardia (quando o diagnóstico leva mais tempo).

 

conheca os riscos das doencas transmitidas

 

Quais são os sintomas da Leptospirose?

Os principais da fase precoce são:

    • Febre;
    • Dor de cabeça;
    • Dor muscular, principalmente nas panturrilhas;
    • Falta de apetite;
    • Náuseas/vômitos.

Os principais da fase tardia são:

    • Síndrome de Weil: tríade de icterícia, insuficiência renal e hemorragias;
    • Síndrome de hemorragia pulmonar: lesão pulmonar aguda e sangramento maciço;
    • Comprometimento pulmonar: tosse seca, dispneia, expectoração hemoptoica;
    • Síndrome da angústia respiratória aguda (SARA);
    • Manifestações hemorrágicas: pulmonar, pele, mucosas, órgãos e sistema nervoso central.

Sendo os principais transmissores da leptospirose, os ratos representam um grave problema para a saúde pública, pois participam de uma cadeia epidemiológica com capacidade para a transmissão de cerca de 200 doenças, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sendo assim, é de extrema importância que o controle desse animal seja feito com eficiência.

A desratização é a controle de ratos em determinado local, com a utilização de diferentes métodos, como o controle mecânico ou físico, onde é espalhado diversos tipos de armadilhas em pontos estratégicos.

Outro método, é o controle químico, utilizando substâncias para a eliminação. Essas substâncias devem ser manipuladas por profissionais capacitados, como os da Antinseto Controle de Pragas, que garantem a eficiência do serviço e a segurança das pessoas e dos animais de estimação que vivem no ambiente.

 

ANTINSETO: CONTROLE DE PRAGAS URBANAS EM LONDRINA, ITAJAÍ E REGIÃO

Antinseto é uma empresa prestadora de serviços em saúde ambiental, habilitada pelo CREA, ADAPAR, IAP e Vigilância Sanitária, com serviços diferenciados ao controlar eficazmente pragas urbanas.

Trabalhamos com moderno conceito no controle de pragas, de modo bastante seguro, combinando tratamento com produtos absolutamente registrados no Ministério da Saúde (ANVISA) e medidas complementares para otimização do controle.

Somos treinados e legalizados para o controle de pragas. Antinseto tem profissionais com 25 anos de experiência em produtos químicos e na aplicação de técnicas de controle de pragas urbanas, inclusive em praças de pedágio há muitos anos.

Precisa de ajuda?