O escorpião é um dos animais terrestres invertebrados mais antigos da Terra, entre os animais vivos. Seu exoesqueleto permitiu explorar o ambiente terrestre. Os escorpiões são invertebrados artrópodes, da classe dos aracnídeos e da ordem Scorpiones.
O escorpião talvez seja uma das pragas urbanas mais temidas. Não é para menos: a picada desse aracnídeo é dolorosa e, em alguns casos, pode ser fatal.
E na matéria desta semana a Antinseto Controle de Pragas separou informações importantes sobre esse animal, continue lendo e confira o texto completo!
Onde vivem os escorpiões?
Esses animais têm hábitos noturnos. Eles dificilmente são vistos à luz do dia, pois esperam o sol baixar para sair procurando comida.
E do que o escorpião se alimenta? Basicamente de insetos e outras criaturas invertebradas.
Os principais esconderijos do artrópode são lugares escuros. Se você mora no campo, pode encontrar ninho de escorpião embaixo de tocos de madeira ou de pedras. Na cidade, a preferência é por canteiros de obras, latões de lixo ou quaisquer pontos que acumulem entulho.
Os escorpiões também são encontrados nas tubulações de esgoto. Isso porque eles são predadores das baratas, insetos que vivem no subterrâneo. Ou seja: uma infestação de cascudas na cozinha ou na despensa pode representar um risco ainda maior, já que elas atraem outras criaturas nocivas.
Escorpião amarelo é o mais perigoso da América do Sul
O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é um grande problema para a parte Sul da América. A espécie não é nativa daqui, tendo chegado ao Estado provavelmente em caminhões carregando frutas ou madeira.
Você identifica o bicho pelo tronco de coloração castanha e pelas patas e cauda amareladas.
O temor se justifica porque o escorpião amarelo é o mais venenoso da América do Sul. Duas ou três horas após o ataque, a vítima pode apresentar sintomas como diarreia, arritmia cardíaca e confusão mental. Se houver dificuldades respiratórias, essas podem evoluir para o acúmulo de fluido nos pulmões e levar ao óbito.
Por que o escorpião amarelo aparece nas cidades?
Esse bicho peçonhento se alimenta de baratas. Logo, é comum encontrá-lo onde a comida está: nos locais com acúmulo de lixo e sujeira.
Não existem predadores naturais para o aracnídeo nas zonas urbanas. Portanto, você deve conhecer maneiras de se proteger dessa praga. Em primeiro lugar, verifique os calçados e roupas antes de usá-los. Junto a isso, mantenha sofás e camas afastados da parede, evitando que os lençóis toquem no chão.
Lembre-se de que a picada só acontece quando a criatura se sente ameaçada. Em caso de ataque, encaminhe a vítima ao pronto-socorro mais próximo. Não enfaixe nem imobilize a área da ferida, pois medidas paliativas não são eficazes.
Como controlar a incidência do escorpião amarelo
A melhor maneira de lidar com essa praga é reduzir sua fonte de alimento. Sem baratas por perto, o escorpião se afasta naturalmente. Sendo assim, você deve manter o ambiente limpo e dificultar o acesso de insetos.
Acompanhe algumas dicas que separamos para você:
-
- Limpe a caixa de gordura da cozinha, pois os dejetos são um banquete para baratas;
- Instale grades nos ralos, impedindo que os animais subam pela tubulação;
- Recolha o lixo em sacos plásticos fechados e jogue-o em lixeira com tampa;
- Não acumule entulho no pátio;
- Contrate uma equipe qualificada para o serviço de desinsetização.
ANTINSETO: CONTROLE DE PRAGAS URBANAS EM LONDRINA, ITAJAÍ E REGIÃO
Antinseto é uma empresa prestadora de serviços em saúde ambiental, habilitada pelo CREA, ADAPAR, IAP e Vigilância Sanitária, com serviços diferenciados ao controlar eficazmente pragas urbanas.
Trabalhamos com moderno conceito no controle de pragas, de modo bastante seguro, combinando tratamento com produtos absolutamente registrados no Ministério da Saúde (ANVISA) e medidas complementares para otimização do controle.
Somos treinados e legalizados para o controle de pragas. Antinseto tem profissionais com 25 anos de experiência em produtos químicos e na aplicação de técnicas de controle de pragas urbanas, inclusive em praças de pedágio há muitos anos.