Existe uma grande diversidade de doenças transmitidas por ratos. Essa praga urbana se manifesta principalmente em locais úmidos como rios, esgotos e lixos acumulados.
Muitas pessoas desconhecem os riscos que podem sofrer com as doenças transmitidas por ratos, nas quais muitas, como a leptospirose, podem levar a óbito.
Para podermos evitar situações e problemas de saúde, é necessário conhecer mais sobre a inteligência desses roedores, e evitar com que aconteça o pior.
Alguns dos principais fatores que contribuem para o aparecimento desta praga é o acúmulo de entulhos perto da residência, falta de higiene na residência/encanamentos e acúmulo de caixas.
De forma a conscientizar as pessoas sobre os riscos da presença deste animal, separamos 5 principais doenças que os ratos transmitem, confira:
Doenças transmitidas por ratos
1. Arenavírus:
A maioria dos casos de transmissão desta doença, são causados por roedores adultos. A transmissão pode ser por mordidas ou até mesmo por materiais infectados. Normalmente, esta doença está mais presente em locais agrícolas.
2. Leptospirose:
A leptospirose é uma doença bacteriana transmitida pela bactéria Leptospira. Acontece quando a pessoa tem algum contato imediato com a água infectada com fezes ou urina do roedor, entrar em piscinas ou ingerir algum líquido.
Os humanos podem ter diferentes sintomas que podem ser confundidos com outras doenças.
Caso não trate da doença, o risco de se tornar meningite ou ocorrer danos nos rins, é grande, podendo levar à morte.
3. Meningite Linfocítica:
A doença é transmitida através de um vírus, sob a mesma condição que as outras doenças, o contato direto com o roedor. A meningite é uma inflamação nas membranas espinhais e cerebrais.
4. Salmonella:
É transmitida por uma bactéria cujo nome é o mesmo que o da doença, Salmonella, e que está presente nos camundongos.
A salmonelose ocorre quando o humano ingere líquidos ou alimentos com resíduos de fezes ou urina dos roedores. Os sintomas geralmente são: diarréia, febre e cólicas. Sempre fique atento às embalagens de alimentos, verifique se não há sinal de roedores.
5. Febre hemorrágica de OMSK:
A transmissão para os humanos pode ser por meio do carrapato ou pelo contato do roedor infectado, doente ou morto. Caso isso aconteça, a pessoa pode ficar incubada em um período de três a oito dias.
ANTINSETO: CONTROLE DE PRAGAS URBANAS EM LONDRINA, ITAJAÍ E REGIÃO
Antinseto é uma empresa prestadora de serviços em saúde ambiental, habilitada pelo CREA, ADAPAR, IAP e Vigilância Sanitária, com serviços diferenciados ao controlar eficazmente pragas urbanas.
Trabalhamos com moderno conceito no controle de pragas, de modo bastante seguro, combinando tratamento com produtos absolutamente registrados no Ministério da Saúde (ANVISA) e medidas complementares para otimização do controle.
Somos treinados e legalizados para o controle de pragas. Antinseto tem profissionais com 25 anos de experiência em produtos químicos e na aplicação de técnicas de controle de pragas urbanas, inclusive em praças de pedágio há muitos anos.