Você sabe quais são os documentos exigidos pela Vigilância Sanitária em Itapema?
Antes de abrir uma empresa na área de alimentação ou se já estiver em funcionamento, o gestor deve ficar atento aos documentos exigidos pela Vigilância Sanitária. Para não ser pego de surpresa, o responsável deve manter em local de fácil localização e, em ordem, os documentos exigidos em uma vistoria da Vigilância Sanitária em Itapema.
Além disso, as empresas do ramo alimentício precisam estar adequadas à Resolução RDC nº 216/04 da ANVISA para evitar problemas em seu funcionamento. Trata-se do Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação que visa assegurar a saúde da população.
Documentos exigidos pela Vigilância Sanitária em Itapema.
Quando a Vigilância Sanitária realiza uma inspeção exige da empresa os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP ‘s) e o Manual de Boas Práticas. No entanto, esses não são os únicos documentos que devem estar à disposição do órgão.
As Boas Práticas compreendem os procedimentos que precisam ser adotados para garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos que evitam a sua contaminação por bactérias patogênicas. Já os Procedimentos Operacionais Padronizados são aqueles em que constam instruções para a realização de operações específicas: no transporte, armazenamento, elaboração e comercialização dos alimentos.
Existem, ainda, outros documentos exigidos em uma vistoria da Vigilância Sanitária que são tão importantes quanto os citados acima. São eles: a licença de funcionamento, laudos de limpeza da caixa d’água, atestados médicos dos manipuladores, entre outros.
Abaixo, confira a descrição completa dos documentos exigidos pela Vigilância Sanitária em Itapema:
Manual de Boas Práticas
Documento obrigatório e individual para cada estabelecimento.
Neste manual deve constar a descrição das características físicas, edificações e instalações do estabelecimento e a descrição de sua funcionalidade, suas operações incluindo os requisitos higiênico-sanitários de manipulação dos alimentos.
Pop para o controle integrado de vetores e pragas urbanas
Os Procedimentos Operacionais Padronizados – POP – precisam contemplar as medidas corretivas e preventivas destinadas a impedir a atração, acesso, abrigo ou a sua proliferação de elementos patogênicos.
Caso o estabelecimento adote o controle químico é necessário apresentar o comprovante de execução de serviço fornecido pela empresa contratada.
POP referente à higienização de instalações e equipamentos, inclusive caixa d’água.
Deve especificar as informações regulares sobre higienização de instalações, móveis e equipamentos mesmo se for efetuado por empresa terceirizada. Se esse for o caso é necessário apresentar o certificado de execução do serviço.
Deve também conter as informações relacionadas ao método de higienização, natureza da superfície a ser higienizada, princípio ativo selecionado e sua concentração.
POP para a higienização e saúde dos manipuladores de alimentos
Neste documento é necessário constar as etapas, princípios ativos utilizados na lavagem, frequência na higienização dos manipuladores que estão em contato com os alimentos, além de todas as medidas adotadas quando estes apresentarem sintomas de enfermidade, lesão nas mãos ou suspeita de algum problema de saúde.
São documentos exigidos pela Vigilância Sanitária, mas fundamentais para que o estabelecimento assegure sua responsabilidade com a saúde da população. Assim, devem ser observados e cumpridos.
Referência: https://curtlink.com/s7Eu5F
Antinseto Controle de Pragas/Desinsetizadora em Londrina, Itajaí e Região
Antinseto é uma empresa prestadora de serviços em saúde ambiental, habilitada pelo CREA, ADAPAR, IAP e Vigilância Sanitária, com serviços diferenciados ao controlar eficazmente pragas urbanas.
Trabalhamos com moderno conceito no controle de pragas, de modo bastante seguro, combinando tratamento com produtos absolutamente registrados no Ministério da Saúde, ANVISA e medidas complementares para otimização do controle.
Somos treinados e legalizados para o controle de pragas. Antinseto tem profissionais com 25 anos de experiência em produtos químicos e na aplicação de técnicas de controle de pragas urbanas.