Os ratos se escondem com facilidade. Não dá para negar a inteligência dessas criaturas.
Elas conseguem escapar das ameaças com extrema destreza: farejam comida envenenada, driblam armadilhas e só saem da toca quando percebem que a barra está limpa. Por isso, controlar infestações pode ser uma tarefa complicada.
Hoje vamos apresentar fatos surpreendentes sobre os roedores. Boa leitura!
Onde os ratos se escondem: ratos transmitem doenças?
Sim, várias. Eles carregam parasitas que podem causar mais de 50 doenças diferentes em humanos.
A leptospirose é velha conhecida, mas também entram no rol a febre hemorrágica, o hantavírus e até a peste bubônica (peste negra). Você leu certo: é aquele mal que dizimou milhões de pessoas na Europa medieval e ainda causa vítimas pelo mundo.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um país chega a gastar 10 dólares por ano em função dos problemas causados por cada rato em seu território. Estima-se que o Brasil tenha uma população de 450 milhões desses roedores. Ou seja, estamos falando de um prejuízo anual de 4,5 bilhões de dólares.
Onde os ratos ficam durante o dia?
Talvez você já tenha reparado que os “dentuços” saem para se alimentar à noite. Ao longo do dia, os ratos se escondem na toca para fugir dos predadores.
O esconderijo dos roedores depende dos hábitos de cada espécie. As ratazanas são mais presentes em lixões e esgotos. Já o rato-preto gosta de armazéns, onde encontra grande quantidade de alimento estocado.
No ambiente doméstico, o maior perigo são os camundongos. Eles vivem em áreas secas, geralmente a menos de cinco metros de distância da comida.
Os ratos se instalam em garagens, porões e outros cômodos onde haja pouco movimento. Basta um buraco na parede para eles terem acesso a uma possível morada.
E o ninho é construído com qualquer tipo de material, de restos de tecido às próprias fezes dos animais. Eca!
Onde os ratos se escondem: como a infestação se alastra?
A expansão de uma colônia de ratos vai depender do espaço para fazer ninho e da quantidade de comida disponível.
Por exemplo: num cenário de abundância, a gestação de uma ratazana dura 22 dias, podendo resultar em 13 filhotes de uma só vez. A mãe fica apta para engravidar de novo no dia seguinte ao parto. Fazendo as contas, isso daria mais de 200 rebentos ao fim de um ano.
No entanto, a superpopulação de roedores gera conflitos. Se o local estiver lotado, a fêmea devora as próprias crias para que os restantes possam viver com mais conforto.
O pior é que nem sempre a gente consegue identificar o esconderijo dos invasores. Portanto, é importante ficar alerta a outros indícios de infestação, como marcas de roedura nos móveis e manchas nas paredes.
Onde os ratos se escondem: O que os ratos comem?
As pragas urbanas sobrevivem, em parte, porque não são chatas para comer. Aliás, elas têm um cardápio bem variado, que as mantêm fortes e resistentes inclusive nas situações mais insalubres.
Os roedores apresentam a capacidade natural de manter uma dieta balanceada. Pelo olfato, identificam quais ingredientes eles podem atacar e quais devem ser deixados de lado. Aí, papam um pouco de cada alimento, equilibrando as calorias e os nutrientes.
A predileção é por frutas e grãos. Contudo, quando faltam opções, os ratos comem até exemplares da própria espécie, como citamos anteriormente.
Referência: https://bit.ly/3dwU0ie
Antinseto Controle de Pragas / Dedetizadora em Londrina, Itajaí e Região
Antinseto é uma empresa prestadora de serviços em saúde ambiental, habilitada pelo CREA, ADAPAR, IAP e Vigilância Sanitária, com serviços diferenciados ao controlar eficazmente pragas urbanas.
Trabalhamos com moderno conceito no controle de pragas, de modo bastante seguro, combinando tratamento com produtos absolutamente registrados no Ministério da Saúde, ANVISA e medidas complementares para otimização do controle.
Somos treinados e legalizados para o controle de pragas. Antinseto tem profissionais com 25 anos de experiência em produtos químicos e na aplicação de técnicas de controle de pragas urbanas.