As doenças causadas por água contaminada causam milhares de mortes todos os anos no mundo inteiro, inclusive no Brasil. E esse perigo não fica restrito às regiões mais pobres sem saneamento básico.

Os agentes infecciosos podem estar em um poço artesiano ou até mesmo nas fontes usadas para irrigar hortaliças que chegam à sua casa.

Diante dessas informações, é importante que você esteja atento a algumas maneiras de cuidar desse assunto. E para ajudar você com isso, a Antinseto preparou essa matéria, confira!

 

agua contaminada - Água contaminada? Veja os sinais e como não deixar que isso aconteça

 

O que é água contaminada?

Primeiramente, é importante que a gente entenda as diferenças entre água potável, água poluída e água contaminada. Confira os conceitos a seguir:

  • Água potável: consiste na água própria para consumo. Ela é livre de microrganismos, partículas sólidas ou outras substâncias que possam causar doenças. É possível notar a qualidade do líquido a partir das características físicas, como sabor e turbidez. Embora a água tratada às vezes tenha gosto de cloro (usado justamente para eliminar bactérias), em geral ela é incolor e inodora;
  • Água poluída: a poluição da água ocorre quando há alterações nas propriedades físicas e químicas. Isso pode acontecer devido ao lançamento de esgoto, petróleo ou mesmo lixo nos rios. O resultado é a mudança nítida da aparência: a cor, o cheiro e o sabor da água ficam bem diferentes, o que a torna imprópria para o consumo;
  • Água contaminada: já a contaminação da água é a presença de substâncias patogênicas. Entram na lista pesticidas, metais pesados ou microrganismos causadores de doenças, entre outros elementos tóxicos.

 

Doenças causadas por água contaminada

Existem dezenas de infecções por água contaminada, tecnicamente chamadas de doenças por veiculação hídrica. As mais comuns são: leptospirose; hepatite A; giardíase; esquistossomose.

 

Como evitar infecções por água contaminada

Existem algumas práticas que são indispensáveis quando o assunto é a prevenção de doenças por água contaminada. A Antinseto Controle de Pragas separou algumas, confira:

  • Observe a coloração e o cheiro da água que chega à sua torneira, principalmente se a captação for em poço artesiano;
  • Antes de consumir, ferva o líquido ou use filtro de barro (que é eficiente contra microrganismos patógenos e deixa a temperatura fresquinha);
  • Lave as hortaliças com água potável para preparar as refeições;
  • Limpe a caixa d’água a cada seis meses, pois o reservatório acumula matéria orgânica que pode desencadear infecções;
  • Em caso de alagamento, proteja-se com roupas fechadas, luvas de borracha e galochas para evitar contato com a água contaminada;
  • Descarte alimentos ou objetos que tenham sido atingidos por enchentes.

 

ANTINSETO: CONTROLE DE PRAGAS URBANAS EM LONDRINA, ITAJAÍ E REGIÃO

Antinseto é uma empresa prestadora de serviços em saúde ambiental, habilitada pelo CREA, ADAPAR, IAP e Vigilância Sanitária, com serviços diferenciados ao controlar eficazmente pragas urbanas.

Trabalhamos com moderno conceito no controle de pragas, de modo bastante seguro, combinando tratamento com produtos absolutamente registrados no Ministério da Saúde (ANVISA) e medidas complementares para otimização do controle.

Somos treinados e legalizados para o controle de pragas. Antinseto tem profissionais com 25 anos de experiência em produtos químicos e na aplicação de técnicas de controle de pragas urbanas, inclusive em praças de pedágio há muitos anos.

Precisa de ajuda?